quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A Moreninha

“...assim como o grito tem o eco, a flor o aroma e a dor o gemido, tem o amor o suspiro; ah! o amor é demoninho que não pede para entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno, por pior trato que lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração, que chega a ir encarapitar-se no juízo.”

"..nas lágrimas de amor há, como na saudade, uma doce amargura, que é veneno que não mata, por vir sempre temperado com o reativo da esperança.."

"...como é sublime deitar-se o estudante no solitário leito e ver-se acompanhado pela imagem da bela que lhe vela no pensamento, ou despertar ao momento de ver-se em sonhos sorvendo-lhe nos lábios voluptuosos beijos!"

Trechos do romance romântico A Moreninha. Escrito por um dos maiores expoentes do Romantismo, um dos fundadores do romance no Brasil, Joaquim Manuel de Macedo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Joaquim_Manuel_de_Macedo
Um dos romances que iniciou o Romantismo foi extamente A Moreninha e inspirou dois filmes e duas novelas da Globo, a segunda novela foi a pioneira exibida em cores pela Globo. Ah, virou até ópera!
Eu pensei em colocar uns videozinhos das novelas, mas é muito piegas! Rsrs.. Ler o livro é bem mais emocionante! Particularmente, como sou uma romântica boba(rsrs), eu adorei!
Então é isso, vou ficando por aqui.. "Aqueeeellee abraaço"
Rosália Souza.

Nenhum comentário: