domingo, 4 de janeiro de 2009

Cesare Pavese

Férias é um bom momento pra voltar a ativa. Coitadinho do nosso blog, tão solitário! Rsrs.. Com tantas poesias, ele havia de carregar algum sentimento poético: a solidão.

Uns dias atrás, assistindo a emissora Cultura (muito boa por sinal, assistam, se desliguem um muito da Globo), vi um quadro sobre um poeta o qual nunca tinha ouvido falar, o italiano Cesare Pavese. Não pude deixar de dar uma olhada na internet sobre ele. Não vi muita coisa, além daqueles detalhes como nascimento, morte, principais obras e perfil. Pelo que li parecia ser uma pessoa triste, angustiada com as mazelas humanas, como muitos outros da época da Primeira Guerra Mundial.. Sim, ele viveu nessa época. E sua principal obra, suponho baseada na população oprimida pelas tensões da guerra, é Trabalhar Cansa.

O que na verdade me chamou a atenção foi uma frase:
"O homem interessa-se tão pouco pelo próximo que até mesmo o cristianismo recomenda fazer o bem por amor a Deus."
Achei essa frase bastante 'perigosa'. Isso pode causar um discurso teológico, sociológico, econômico bastante ferrenho.. Enfim, um rebuliço daqueles. Mesmo assim, achei a frase bastante interessante. Mostra a natureza humana aos olhos dele e talvez de muitos outros. Eu diria que é um instinto. E um instinto mutável. Há tantas coisas que podem nos dominar, e há também tantas coisas que com um pouquinho de racionalismo podemos reduzir a pó, a um entrave psicológico facilmente superável.
Discutir a verdadeira natureza humana talvez não seja tão fundamental, mas sim o que podemos fazer pra mudar alguns atos mecânicos, enfim, raciocinar mais para agir, se importar com as pessoas, aproveitar bem nosso tempo.
Os humanos certamente não devem conhecer a verdade, nossas verdades são nossas mentiras mais intenas.

Quem quiser ver algumas frases dele: http://www.pensador.info/autor/Cesare_Pavese/



Ahhh, novidade! Fizemos um fotolog. Quem quiser conferir: www.fotolog.com/entalpia_poetica
A ideia* é manter os dois. O fotolog é uma espécie de filial. Rs.

*devido a reforma ortográfica, idéia agora é sem acento, tornando-se ideia.

Um abraço e desculpem o texto bagunçado. Rosália Souza

2 comentários:

Lapso Relapso disse...

Muito admirável (ainda tá com acento?) o texto. Acho que também assisti a esse quadro. E como a maioria dos escritores, poetas e filósofos do início do nosso querido século XX, a questão da racionalidade é tamanha, as preocupações e os retratos da vida real, acho que é isso que marcou a primeira metade do século. Sobre a frase que te chamou atenção, realmente, é digna de uma bela discursão, adoraria se eu estivesse conversando com meu agora antigo professor de história (e também filósofo). E o correto seria isso mesmo que Cesare fala, por que não olhamos para o nosso vizinho? E pra terminar uma frase dele, a qual olhei no link indicado: A imaginação humana é imensamente mais pobre do que a realidade.

Parabéns pelo blog

Polistyca disse...

Bom, o Brasil piorou muito. Com o vigarismo da religião cujo nome é Petismo. Favoreceu bastante os bancos.

Mas há algo mais. Eis:

Necessitamos muito de bons hospitais. E escolas boas para os curumins.

Precisamos de alta-cultura. Alta literatura; Kafka, Drummond, Dostoievski, Machado de Assis, Aluísio Azevedo do Maranhão. De arte autônoma. E educação verdadeira nas escolas dos pequenos. O que não houve.

O Brasil vive consequência de nosso passado político bem atual (2 décadas).
Fome, falta de moraria, atraso, breguices, escolas ruins, falta de hospitais: concreto…
O resto são frasinhas® poderosas:

Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:
A “Copa das Copas®” do PT® em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis! A Copa das Copas®, do PT© e de lula©.

Nada se fez em 13 anos para esse mal brasileiro horroroso. Apenas propagandas e propagandas e publicidade. Frasinhas.

Qual o poder constante da propaganda ininterrupta do PT®?
Apenas um frio slogan, o LUGAR DE FALA do Petismo® (tal qual “Danoninho© Vale por Um Bifinho”/Ou: “Skol®: a Cerveja que desce Redondo”/Ainda: “Fiat® Touro: Brutalmente Lindo”). Apenas signos dessubstancializados. Sem corporeidade.

Aqui a superficialidade do PETISMO®:
Signos descorporificados. Sem substância. Não tem nada a ver com um projeto de Nação. Propaganda:
Nem tudo que é legal é honesto. O PT® nos induz ao engodo com facilidade.

O PT é brega, cafona, barango e o Kitsch político. Além de ser truculento e falso. Utilizar de tudo quanto é artimanha publicitária para enganar as pessoas constantemente, eis aí o jeitão petista de ser (não é durante eleição não. É sempre o ano todo!).