quarta-feira, 23 de julho de 2008

Ensaio sobre a cegueira

"Está morta, disse a mulher do médico, e a sua voz não tinha nenhuma expressão, se era possível uma voz assim, tão morta como a palavra que dissera, ter saído de uma boca viva. Levantou em braços o corpo subitamente desconjuntado, as pernas ensaguentadas, o ventre espancado, os pobres seios descobertos, marcados com fúria, uma mordedura num ombro, Este é o retrato do meu corpo, pensou, o retrato do corpo de quantas aqui vamos, entre estes insultos e as nossas dores não há mais do que uma diferença, nós, por enquanto, ainda estamos vivas."

Eis aqui uma das mais marcantes passagens do livro Ensaio sobre a cegueira de José Saramago, escritor português ganhador do nobel em literatura.
Pra quem não conhece esse livro conta a história de uma sociedade em que todos ficaram repentinamente cegos, e junto com a visão foi-se também a idéia de humanização. A história se segue relatando um verdadeiro inferno, como se pode ver nesta passagem, em que mulheres bem ditas na sociedade precisam se dar aos malévolos para garantir seu pão de cada dia.
Leiam o livro, é mais interessante do que eu falando.. Rs...
E sim, há rumores de que será lançado um filme baseado nesse livro, ou melhor, mais do que rumores há notas na internet..
http://www.cinepop.com.br/filmes/ensaiosobrecegueira.htm





Cenas do filme Ensaio sobre a cegueira(Blindness)

Rosália Souza.

3 comentários:

Bia disse...

Rosinha minha linda... num li o livro ainda, mas com certeza vou ler, msmo q tenha o filme pra assistir... lendo sempre é diferente!

Te amo.

Lucas Magno disse...

É esse trecho é bem forte...
Lembro de ter lido com um nó na garganta.
O livro é bom pelo fato de vc criar varias alegorias p/ os acontecimentos que decorrem.
E sobre o filme ele ja estar pronto, saramago viu e gostou, deve estar chegando aqui em setembro.
Vamos?
Abraço.

thi disse...

[...]nós, por enquanto, ainda estamos vivos."

muito foda!
saudade...
bjo